sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

WALLETS - CARTEIRAS PARA CRIPTOMOEDAS


O QUE SÃO WALLETS?
Uma das dúvidas dos iniciantes no mundo das criptomoedas é: “Onde armazenar com segurança meus investimentos em Altcoins e Bitcoins em um só lugar?“.

Bem, uma criptomoeda agrega várias opções de uso e utilidade, tais como, reserva de valor, instrumento de pagamento, investimento e sobretudo funciona como dinheiro. Assim, do mesmo modo, que guardamos nosso dinheiro habitual, as criptomoedas também precisarão ser guardadas em uma carteira.
Uma carteira de criptomoedas (também popularmente denominada no termo em inglês “wallet) pode ser um software, hardware, uma carteira de papel ou aplicativo que guarda suas chaves públicas e privadas com o intuito de enviar e receber criptoativos por intermédio da rede blockchain.

No início, a primeira carteira – e única durante alguns anos -, chamada apenas de “Bitcoin”, foi lançada em 2009 pelo próprio Satoshi Nakamoto como um software de código aberto, mas com o tempo, novas formas de carteiras foram surgindo e hoje temos diversos tipos, como para desktop, online, mobile, software e papel.

Com o aumento da popularidade observada pelo domínio das criptomoedas não é incomum encontrar investidores ocasionais que tenham comprado uma pequena quantidade de Bitcoin. Agora cuidado! Manter suas moedas digitais em uma exchange precisa ser evitado a todo custo. Isso porque, quando você adquire moedas virtuais ou criptomoedas através de uma exchange, uma carteira é criada (pela própria exchange, assim como um banco cria para voce uma conta bancária) a qual só você tem acesso. Mas o problema é que essa carteira está dentro da exchange! Se ocorrer algum infortúnio ou invasão na exchange, sua carteira estará também em risco. A maioria dos indivíduos que negociam em exchanges mantém suas criptomoedas adquiridas nas carteiras online hospedadas nas próprias exchanges (do mesmo modo como o dinheiro em conta corrente no banco), deixando seus fundos suscetíveis aos hackers. A invasão da exchange Mt. Gox é um exemplo recente – relatado em (https://www.wired.com/2014/03/bitcoin-exchange/). Neste incidente em particular, os hackers roubaram mais de 850.000 bitcoins, avaliados em quase meio bilhão de dólares. Quem tinha criptomoedas nas carteiras hospedadas na exchange, perdeu. Mas quem operou e retirou, transferindo suas criptomoedas para uma carteira fora da exchange, não foi afetado.
Um outro caso de invasão de exchange foi o relatado na Bitfinex, na qual os usuários perderam US$70 milhões (https://en.wikipedia.org/wiki/Bitfinex_hack)

Assim, ao lidar com grandes somas de dinheiro, o melhor a se fazer é utilizar uma carteira privada, que não só fornece mais controle sobre seus fundos, como também proporciona uma maior flexibilidade financeira. No entanto, ao escolher uma carteira de criptomoedas, os investidores enfrentam muitas questões, como:
1. Como essas carteiras funcionam?
2. Uma carteira online é melhor do que uma offline?
3. Devo escolher uma carteira hardware, software ou de papel?

O que buscar em uma carteira de criptomoedas?
Hoje em dia, com a blockchain na vanguarda da inovação digital, temos uma série de opções quando se trata de escolher carteiras de criptomoedas. Dependendo de suas necessidades e exigências, você pode escolher entre várias soluções de armazenamento que diferem em termos de opções de segurança, acessibilidade, etc. Algumas áreas cruciais a se considerar na escolha de uma carteira incluem:

Compatibilidade de plataforma:
existem carteiras de bitcoin que podem ser operadas em dispositivos Android, iOS, Mac e Windows. Assim, é importante escolher uma que você possa utilizar facilmente.
Opções de segurança:
este é o aspecto mais importante a se considerar. Muitas carteiras modernas oferecem aos usuários uma ampla gama de ferramentas avançadas de criptografia que permitem vários níveis de segurança monetária.
Preço:
dependendo da quantidade de criptomoedas possuída, é possível escolher entre várias carteiras pagas e grátis. Ambas têm suas vantagens, mas as pagas geralmente apresentam recursos adicionais de segurança.

A única maneira de armazenar corretamente suas moedas digitais é usando uma solução de carteira segura. É difícil falar o que torna uma carteira mais segura do que a próxima, pois os usuários têmsuas preferências e necessidades individuais a esse respeito. No entanto, existem  algumas soluções de carteira que mantêm os fundos seguros para um novo nível.

TIPOS DE WALLETS.

Criptomoeda é diferente daquilo que você conhece e usa diariamente. Antes de você começar usá-las – por exemplo: bitcoin, ethereum, dash, tron, etc.. -  para qualquer transação séria, assegure-se de ler o que você precisa saber e dê os passos apropriados para proteger sua carteira. Lembre-se que é sempre responsabilidade sua escolher sua carteira cuidadosamente e adaptar boas práticas para proteger o seu dinheiro.
Vamos falar agora dos tipos de carteiras que existem e trazer alguns exemplos de cada tipo:
São três os tipos de carteiras:
  • Hot Wallets ou Carteira de Software
  • Carteiras de Papel
  • Cold Wallets ou Carteiras de Hardware


Hot Wallets ou Carteiras software: Carteiras quentes são carteiras de criptomoedas (Bitcoin, Ethereum..) que funcionam em dispositivos conectados à internet como um computador, telefone celular ou tablet. Como as carteiras quentes geram chaves privadas em um dispositivo conectado à internet, essas chaves privadas não podem ser consideradas 100% seguras. Resumindo, essas carteiras estão sempre conectadas à internet de alguma forma. São instaladas nos celulares, baixadas nos computadores ou hospedadas em sites de terceiros. As carteiras virtuais são mais comumente utilizadas pelas exchanges e também são mais susceptíveis a invasões externas.
Vejamos alguns exemplos de Hot Wallets ou Carteiras quentes ou ainda Carteiras software.


Bitcoin Wallet

Bitcoin Wallet, ou "Schildbach Wallet", foi a primeira carteira Bitcoin móvel. A Bitcoin Wallet é mais segura do que a maioria das carteiras Bitcoin móveis, porque ela se conecta diretamente à rede Bitcoin. A Bitcoin Wallet tem uma interface simples e apenas a quantidade necessária de recursos, tornando-se uma ótima carteira e uma ótima ferramenta educacional para iniciantes Bitcoin.
Site: https://play.google.com/store/apps/details?id=de.schildbach.wallet



Com o DropBit, tudo o que você precisa é da lista de contatos, já no seu telefone, e você pode enviar a primeira quantia de Bitcoin para alguém. Você não precisa do destinatário para ter um endereço Bitcoin ou ter sua carteira já estabelecida. Enquanto o aplicativo é chamado de DropBit, chamamos este processo de envio para um novo usuário via SMS 'enviando um DropBit'. Site: https://dropbit.app/#top


breadwallet, a maior carteira Bitcoin para iPhone, lançou recentemente uma carteira para Android. Ela oferece o controle do usuário de chaves privadas, uma interface fácil de usar e suporte para senha

Edge é uma carteira Bitcoin fácil de usar, para iPhone e Android. Sua característica de login familiar faz com que o aplicativo seja tranquilo para pessoas novas no Bitcoin. A carteira também cria backups automáticos, para que você não precise se preocupar com os aspectos técnicos da realização de backups manuais.


GreenBits
GreenBits é a versão nativa do Android da GreenAddress. É uma carteira multi-assinatura que também suporta carteiras de hardware como a TREZOR e a Ledger.

Mycelium é a carteira Bitcoin para Android mais popular. É muito fácil de usar para enviar e receber pagamentos. Fazer backup de sua carteira também é simples, já que a Mycelium deixa tudo muito claro, com instruções de configuração e backup.

A Electrum é uma carteira Bitcoin leve para Mac, Linux e Windows. A Electrum foi criada em novembro de 2011. As principais características da Electrum são: suporte para carteiras de hardware (como a TREZOR, a Ledger Nano e a KeepKey) e armazenamento Bitcoin seguro usando um computador offline. A Electrum é uma boa opção tanto para iniciantes quanto para usuários avançados.

Samourai Wallet (https://samouraiwallet.com/)

Uma carteira de bitcoin moderna forjada para manter suas transações privadas sua identidade mascarada e seus fundos garantidos.

Exodus
Site: exodus.io

Exodus é uma carteira para desktop compatível com 10 moedas (entre elas Bitcoin, Dash e Decred) a Exodus possui um pacote completo em uma só carteira. Além do armazenamento, é possível conferir e organizar as moedas do usuário montando um portfólio próprio, de maneira similar ao que o Blockfolio faz. Além disso, permite a execução de trocas entre as moedas suportadas pela carteira. Anonimato: Alto. Facilidade de Uso: Fácil. Serviços Extras: ShapeShift



A Coinvault é uma carteira web que ainda está em estágio beta. Ela permite o armazenamento de moedas como Bitcoin, Litecoin, Digital Cash, DogeCoin, GridCoin, Namecoin, PeerCoin, Quark, Reddcoin, Terracoin e Primecoin. Embora seja fácil de ser usada e permita ao usuário controlar as próprias chaves privadas, possui um nível de privacidade muito baixo, além de não ter compatibilidade com as principais altcoins do mercado.

Uberpay
Site: uberpay.io

A Uberpay é uma carteira para Android. Possui compatibilidade com Bitcoin, Dash, Litecoin e várias outras moedas. Possui um alto nível de privacidade, o que é bom para quem não deseja ter as suas transações espionadas.
Anonimato: Médio

Jaxx 
Site: jaxx.io 
A Jaxx é uma carteira que possui versões para os principais sistemas operacionais, tanto de desktops quanto de smartphones. É a que possui a menor compatibilidade de moedas, com apenas oito (Bitcoin, Dash, Etherium, Etherium Classic, Zcash, Litecoin, DAO e REP). No entanto, possui um dos mais altos níveis de privacidade e anonimato entre as hot wallets. Anonimato alto.


Coinomi
Coinomi é uma das melhores carteira para criptomoedas no mercado, com um amplo suporte de moedas de até 80 criptomoedas, incluindo BTC, ETH, LTC, DASH, ETC, ZEC e muito mais. É uma ótima carteira para quem usa o sistema Android. Possui segurança, privacidade reforçada e uma grande praticidade: possibilita a conversão de moedas dentro da mesma carteira (e sem nenhuma taxa a mais pelo serviço). Anonimato: Médio. Facilidade de Uso: Fácil. Serviços Extras: ShapeShift.  Site: coinomi.com


Carteira Blockchain
Carteira fácil de usar. Atualmente, em obediência às normas de regulação impostas pelo G20, a carteira Blockchain exige a identificação do usuário, ou seja, está realizando o KYC (Know Your Client – Conheça seu Cliente). Assim, não existe anonimato nas transações. é uma carteira mobile que oferece suporte para Bitcoin, Ethereum e Bitcoin Cash e taxas mais baixas com mais de 32 milhões de carteiras já baixadas.


Veja no Youtube o tutorial para configurar sua carteira Blockchain no link abaixo:

A “Armory“ se estabeleceu como a favorita dos usuários de Bitcoin. O aplicativo oferece vários recursos de segurança e privacidade que não são comumente encontrados nas carteiras atualmente. Também vem carregada com muitas opções de criptografia e armazenamento offline, o que proporciona aos usuários uma boa flexibilidade financeira. Site: https://www.bitcoinarmory.com/


Bitcoin Core


Bitcoin Core é um cliente de Bitcoin completo e constrói a espinha dorsal da rede. Ele oferece altos níveis de segurança, privacidade e estabilidade. No entanto, ele possui menos recursos e ocupa bastante espaço e memória.
https://bitcoin.org/pt_BR/wallets/desktop/windows/bitcoincore/


BTC.com Bitcoin Wallet

O Bitcoin permite que você envie e receba pagamentos sem confiança ou permissão de qualquer terceiro. A BTC.com nunca tem acesso ao seu Bitcoin e Bitcoin Cash, mantendo-se fiel aos princípios fundamentais do Bitcoin e fornecendo-lhe a segurança, privacidade e poder para deter sua riqueza.

Carteiras de papel
essas carteiras não exigem que seus usuários estejam conectados à internet. Quando utilizadas, os hackers não podem acessar suas chaves privadas, permitindo assim um alto nível de segurança. Sites para criação de carteiras de papel:


Cold Wallets ou Carteiras hardware: essas carteiras geralmente vêm no formato de unidades de hardware criadas para armazenar as chaves privadas. Elas permitem um intercâmbio fácil de várias altcoins e podem ser usadas simplesmente conectando-as a um computador. As carteiras hardware fornecem um alto nível de proteção e podem armazenar moedas com segurança, mesmo que um computador esteja infectado com um malware. Tem um sentido maior usar uma Hardware Wallet, pois o usuário estará no controle total de seus fundos. Veja abaixo as coldwallets mais usadas.

A KeepKey foi lançada em setembro de 2015 e foi a segunda carteira de Bitcoin de hardware a oferecer uma tela. A tela maior do KeepKey oferece alguns recursos de segurança a mais que você não encontra na Nano S e na Trezor.

Ledger Nano S
A Ledger Nano S é a mais barata das três carteiras de hardware com tela; custa cerca de US$59. A Ledger, uma das mais conhecidas empresas de segurança Bitcoin, lançou o dispositivo em agosto de 2016.

TREZOR T (https://trezor.io/)

Carteiras de hardware não são grátis.
As três carteiras de hardware mais populares: KeepKey, Ledger Nano S e Trezor. Mas o preço pode valer a pena se você possui uma quantidade significativa de bitcoins. Uma carteira de hardware protegerá algumas centenas de Bitcoin de forma tão eficaz quanto alguns milhões.

O Ledger Nano X é a mais nova carteira de hardware da Ledger. A principal idéia por trás do dispositivo é que é a maneira mais fácil de proteger seu Bitcoin e cryptocurrency. Essa carteira de hardware com criptografia é muito fácil de usar.



Existem outros tipos de carteiras para criptomoedas além das mencionadas neste breve resumo.  Pesquise sobre o assunto. Visite o site
https://bitcoin.org/pt_BR/escolha-sua-carteira 
para explorar e conhecer outros tipos de carteiras para criptomoedas.


VISITE O TÓPICO O QUE SÃO EXCHANGES?



 


FAÇA UMA DOAÇÃO PARA 
MANTER NOSSAS ATIVIDADES NO BLOG
Clique aqui para

OBRIGADO!




=============================






Nenhum comentário:

Postar um comentário