Sugiro que, além de marcar a
alternativa, vocês justifiquem a resposta, como forma de treinar e revisar o
conteúdo.
(Câmara dos Deputados – Analista
Legislativo – 2014 – Banca CESPE)
1) A realidade internacional
contempla uma série de atores, nem todos portadores de personalidade jurídica
internacional, com direitos e deveres perante o direito das gentes. Com relação
a esse assunto, julgue o item subsecutivo:
Somente Estados soberanos, entes
assemelhados e organizações não governamentais internacionais são sujeitos de
direito internacional.
( ) Certo (X) Errado
Comentário: Gabarito. (Errado). O Erro está
na inclusão das Organizações Não Governamentais. Importante não confundir
Organização Internacional com Organização Não Governamental, esta última não é
sujeito de direito internacional. Organização Não Governamental é pessoa
jurídica de Direito Privado. ONGs [comentário copiado da Q391862: Site
QConcursos]-> REGRA GERAL, não são sujeitos de DIP, respondem ao direito
interno de cada Estado, e não ao direito internacional. Para que adquiram o
status de sujeitos de DIP, deve haver um reconhecimento expresso. Exemplo disso
é a CRUZ VERMELHA, que teve reconhecida sua personalidade jurídica de direito
internacional expressamente pelos Estados, de modo que se pode afirmar que esse
comitê é um sujeito de DIP.
A Soberana Ordem de Malta é outra entidade
sui generes que possui o status de sujeito de DIP. Trata-se de uma comunidade
monástica localizada em Roma que mantém relações diplomáticas com
aproximadamente uma centena de Estados. Ex. Médicos sem fronteiras, Greenpeace.
(AGU – 2015 – Banca CESPE)
2) Julgue os itens a seguir,
relativos às fontes do direito internacional.
2.1) Os tratados incorporados ao
sistema jurídico brasileiro, dependendo da matéria a que se refiram e do rito
observado no Congresso Nacional para sua aprovação, podem ocupar três
diferentes níveis hierárquicos: hierarquia equivalente à das leis ordinárias
federais, hierarquia supralegal ou hierarquia equivalente a das emendas
constitucionais.
(x) Certo ( ) Errado
Comentário. Gabarito (certo). Podemos dizer
que a evolução do pensamento e entendimento do STF acerca do status ou nível
hierárquico dos Tratados Internacionais em geral e de Direitos Humanos (TIDH)
ratificados pelo Brasil, dentro do ordenamento jurídico pátrio seguiu-se da
seguinte forma:
1 - Tratados comuns em geral, recepcionados com status de lei ordinária e eventuais conflitos são resolvidos utilizando-se os critérios de especialidade e cronologia.
2 - Já
os Tratados de Direitos Humanos, ingressam de duas formas: 2.1 - Com
status de Norma Supralegal se o ingresso se der por votação com quorum de
maioria simples conforme previsto no (Art. 47 da CRFB88) ou 2.2 - com status de
Emenda Constitucional se ingressar na forma prevista do Art. 5º §3ª da CFRB88,
parágrafo esse incluído pela EC 45/2004.
2.2) Diferentemente dos tratados, os
costumes internacionais reconhecidos pelo Estado brasileiro dispensam, para
serem aplicados no país, qualquer mecanismo ou rito de internalização ao
sistema jurídico pátrio.
(x) Certo ( ) Errado
Comentário: Gabarito. (Certo) Estatuto da
Corte Internacional de Justiça – 1945 - Artigo 38 (ECIJ) A Corte, cuja função é
decidir de acordo com o direito internacional as controvérsias que lhe forem
submetidas, aplicará:
a. as convenções internacionais, quer
gerais, quer especiais, que estabeleçam regras expressamente reconhecidas pelos
Estados litigantes;
b. o costume internacional, como prova de
uma prática geral aceita como sendo o direito;
c. os princípios gerais de direito, reconhecidos
pelas nações civilizadas;
d. sob ressalva da disposição do Artigo 59,
as decisões judiciárias e a doutrina dos juristas mais qualificados das
diferentes nações, como meio auxiliar para a determinação das regras de
direito.
A presente disposição não prejudicará a
faculdade da Corte de decidir uma questão ex aequo et bono, se as partes com
isto concordarem.
(Polícia Federal – Delegado – Banca
CESPE – 2013)
3) Com base na Convenção de Viena
sobre Relações Diplomáticas e sobre Relações Consulares, julgue o item a
seguir:
Diferentemente dos arquivos
diplomáticos, os arquivos consulares podem ser violados em caso de fundada
suspeita de atentado contra a incolumidade do Estado receptor.
( ) Certo (X) Errado
Comentário: Gabarito: (Errado). Artigo 33 da
CVRC. Inviolabilidade dos Arquivos e Documentos Consulares. Os arquivos e
documentos consulares serão sempre invioláveis, onde quer que estejam.
(Banca FCC – Juiz do Trabalho
Substituto – 2015)
4 – A respeito dos tratados
internacionais no Brasil, é correto afirmar que
(A) os tratados internacionais têm
hierarquia de norma supralegal e infraconstitucional, de acordo com o Supremo
Tribunal Federal.
(B)
qualquer tratado internacional solene pode ser ratificado pelo Presidente da
República após aprovação por maioria simples e turno único no Congresso
Nacional.
(C) a vigência nacional dos tratados
internacionais ratificados pelo Brasil se dá com a publicação do Decreto
Legislativo que o aprove.
(D) os tratados internacionais sobre
direitos humanos somente podem ser ratificados mediante prévia aprovação no
Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos
membros.
(E) a denúncia de tratado
internacional que acarrete encargo ou compromisso gravoso ao patrimônio
nacional deve ser feita mediante prévia aprovação do Congresso Nacional.
Comentários:
a) FALSA (De acordo com o STF tem caráter de
lei ordinária federal)
b) CORRETA. O artigo 5º, §3º da CF88, não
impediu que Tratados quer sejam de caráter geral ou de DH, ingressem pela via
prevista no art. 47 (Certa)
c) FALSA (se dá com o decreto executivo
após a promulgação pelo Presidente da República)
d) FALSA, pois podem ser aprovados no
Congresso também por maioria simples em turno único, mas, nesse caso, não teria
característica de emenda constitucional.
e) FALSA. (só o presidente pode fazer a
denúncia, porém se tem o julgamento ADI 1625 (em curso), orientação para a
impossibilidade do Presidente denunciar tratados sem o consentimento do
Congresso Nacional – voto Min. Joaquim Barbosa)
(Juiz do Trabalho Substituto – TRT
21ª Região – 2015)
5 – Considerando o tema relativo às
Relações Diplomáticas e Consulares entre Estados, é incorreto afirmar:
a) As funções de uma Missão
diplomática no Estado acreditado consistem, entre outras, em representar o
Estado acreditante e proteger os seus interesses, negociar com o Governo do
Estado acreditado, inteirar-se e informar ao Estado acreditante a respeito das
condições existentes e da evolução dos acontecimentos no Estado acreditado, promover
relações amistosas e desenvolver as relações econômicas, culturais e
científicas entre o Estado acreditante e o Estado acreditado.
b) O consentimento dado para o
estabelecimento de relações diplomáticas entre Estados implicará, salvo
indicação em contrário, no consentimento para o estabelecimento de relações
consulares.
c) O rompimento das relações diplomáticas
entre Estados acarretará ipso facto a ruptura das relações consulares. (Falsa)
d) O Chefe da Missão ou qualquer
membro do pessoal diplomático da Missão poderá representar o Estado acreditante
perante uma organização internacional.
e) Os funcionários consulares e os
empregados consulares não estão sujeitos à Jurisdição das autoridades
judiciárias e administrativas do Estado receptor pelos atos realizados no
exercício das funções consulares, exceto nas hipóteses expressamente previstas.
Comentário:
OPÇAO C. É A INCORRETA. O artigo 2, 3 da CVRC, prevê que o rompimento de
relações diplomáticas não implica em ruptura das relações consulares.
(TRT 2ª Região – Juiz do Trabalho Substituto – 2014)
6 – No que tange às relações diplomáticas e consulares e
tendo em vista os preceitos das Convenções de Viena de 1961 (Dec. Legislativo
103/64 e Decreto 56.453/65) e de 1962 (Dec. Legislativo 6/67 e Decreto 61.078/67),
observe as proposições abaixo e responda a alternativa que contenha
proposituras corretas:
I. “Chefe de Missão diplomática” é a pessoa encarregada pelo
Estado acreditado de agir nessa qualidade.
II. “Funcionário consular” é toda pessoa, inclusive o chefe
de repartição consular, encarregada nesta qualidade do exercício das funções
consulares.
III. O Estado acreditado deverá certificar-se de que a
pessoa que pretende nomear como Chefe de Missão Diplomática perante o Estado
acreditante obteve o “exequatur” do referido Estado.
IV. A repartição consular poderá cobrar no território do
Estado receptor os direitos e emolumentos que as leis e os regulamentos do
Estado que envia prescreverem para os atos consulares. As somas recebidas a
titulo de direitos e emolumentos e os recibos correspondentes não estarão
isentos de impostos e taxas do Estado receptor.
V. A renúncia à imunidade de jurisdição no tocante às ações
civis ou administrativas não implica renúncia à imunidade quanto às medidas de
execução da sentença para as quais nova renúncia é necessária.
Está correta a alternativa:
a) I e II.
b) III e IV.
c) I e IV.
d) II e V.
e) III e V.
Comentário: Gabarito D.
Item I, falso. Trocou Acreditante por
acreditado.
Item II, verdadeiro.
Item III, falso. Trocou o nome do documento. O nome correto do documento no caso de Missão Diplomática é o agreement.
Item IV, falso. O segundo parágrafo. Valores
recebidos pelo consulado a título de custas e emolumentos não incidem tributos
do Estado Acreditado.
Item V, verdadeiro.
(Banca CESPE – Procurador Banco Central – 2013)
7 – “Essas normas não têm o mesmo
grau de atribuição de capacidades nem são tão importantes quanto as normas
restritivas, mas os Estados comprometem-se a cooperar e a respeitar os acordos
realizados, sem submeter-se, no entanto, a obrigações jurídicas.”
O fragmento de texto citado acima
refere-se a:
a) Costumes
b)
Soft norms
c) Princípios gerais de direito
d) Umbrella conventions
e) Tratados
Comentário: Item B. São regras jurídicas com
conteúdo inacabado. Representam mais uma recomendação do que uma obrigação. Não criam obrigações jurídicas.
“Umbrella Convention” é um termo utilizado no Direito Internacional para designar uma Convenção cujo objetivo é consolidar normas já existentes em outras Convenções, não instituindo nada novo
“Umbrella Convention” é um termo utilizado no Direito Internacional para designar uma Convenção cujo objetivo é consolidar normas já existentes em outras Convenções, não instituindo nada novo
8 – Julgue as assertivas abaixo,
marcando se estão certas ou erradas:
8.1 Os Estados não dependem do
reconhecimento de todos os membros da sociedade internacional como requisito
para sua existência.
(x) Certo ( ) Errado
Comentário.
Certo. Convenção Interamericana de Montevidéu sobre Direitos e Deveres dos
Estados de 1933 (Decreto Nº 1.570 de 13/04/1937)
“Artigo
1 - O Estado como pessoa de Direito Internacional deve reunir os seguintes
requisitos.
I.
População permanente.
II.
Território determinado.
III.
Governo.
IV.
Capacidade de entrar em relações com os demais Estados.”
“Artigo
3 - A existência política do Estado é independente do seu reconhecimento pelos
demais Estados. Ainda antes de reconhecido, tem o Estado o direito de defender
sua integridade e independência, prover a sua conservação e prosperidade, e
conseguintemente, organizar-se como achar conveniente, legislar sobre seus
interesses, administrar seus serviços e determinar a jurisdição e competência
dos seus tribunais.”
8.2 Os tratados de direitos humanos
no Brasil podem ter 3 (três) diferentes status: lei ordinária, norma supralegal
e emenda constitucional, dependendo do quórum de aprovação no Congresso
Nacional.
(x) Certo ( ) Errado
Comentário. Gabarito (certo). Podemos dizer
que a evolução do pensamento e entendimento do STF acerca do status ou nível
hierárquico dos Tratados Internacionais em geral e de Direitos Humanos (TIDH)
ratificados pelo Brasil, dentro do ordenamento jurídico pátrio seguiu-se da
seguinte forma:
1 - Tratados em geral, recepcionados com status de lei ordinária.
2 - Já
os Tratados de Direitos Humanos, ingressam de duas formas: 2.1 - Com
status de Norma Supralegal se o ingresso se der por votação com quorum de
maioria simples conforme previsto no (Art. 47 da CRFB88) ou 2.2 - com status de
Emenda Constitucional se ingressar na forma prevista do Art. 5º §3ª da CFRB88,
parágrafo incluído pela EC 45/2004.
8.3 O país A quer fazer parte da
Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados (CVDT), mas percebe que alguns
dispositivos são incompatíveis com o ordenamento jurídico nacional. Para evitar
incompatibilidades, o país A propõe reservas à CVDT. Reservas são declarações
unilaterais feitas com o objetivo de excluir ou modificar o efeito jurídico de
certas disposições de um tratado internacional.
(x) Certo ( ) Errado
Comentário:
Certo. “RESERVA” significa uma declaração unilateral, qualquer que seja
a sua redação ou denominação, feita por um Estado ao assinar, ratificar,
aceitar ou aprovar um tratado, ou a ele aderir, com o objetivo de excluir ou
modificar o efeito jurídico de certas disposições do tratado em sua aplicação a
esse Estado;
8.4 Monismo é a doutrina que entende
que o Direito Internacional Público e o direito interno fazem parte de um mesmo
sistema.
(X) Certo ( ) Errado
Comentário: Certo. Monismo: vê unidade no
conjunto de normas internas e internacionais. Para os monistas, o DIP e o
direito interno não são dois sistemas jurídicos distintos: são dois ramos do
direito dentro de um sistema jurídico único.
9 – No que aos Estados no plano
internacional, o reconhecimento por outros países é pressuposto de existência
do Estado? Explique.
Comentário.
A Convenção Interamericana de Montevidéu prevê em seu artigo 3, que a
existência política do Estado é independente do seu reconhecimento pelos demais
Estados. Daí, concluímos que, cumpridos os requisitos do artigo 1, quais sejam: População permanente, Território
determinado, Governo e Capacidade para manter relações com outros Estados, não
será necessário o reconhecimento por outros estados para validar a existência.
10 – Explique as consequências da
sucessão de Estados quanto aos tratados, a nacionalidade, direitos e
obrigações.
A sucessão é gerada pela extinção. E quando
um Estado deixa de existir aquele espaço se torna um novo Estado ou parte de um
Estado Existente. Nesse caso um Estado deixará de existir nos seguintes casos:
Por Anexação Total ou Parcial, Fusão, Divisão ou Desmembramento.
Quanto aos Tratados, existem duas teorias:
(1) Os tratados passam a valer para o Novo Estado Sucessor ou (2) O Estado
Sucessor não está obrigado a seguir os tratados do Estado Extinto.
Quanto a Nacionalidade temos o seguinte. Por
anexação: A nacionalidade dos habitantes do Estado Anexado passará a ser aquela
do Estado Anexador. Por Fusão, a nacionalidade será a determinada pelo processo
do novo Estado criado na fusão. Por Divisão ou desmembramento, a nacionalidade
será a estabelecida por cada Estado resultante do processo.
Quanto aos Direitos e Obrigações, tem-se que
os Direitos dos credores não é afetado tanto no processo de Anexação quanto de
Fusão. No caso da Divisão ou Desmembramento, será aplicado o princípio da
repartição ponderada das dívidas, bem como a transmissão ponderada dos
Direitos.
Quanto aos Bens públicos, no desmembramento,
caberá a cada ente criado, o direito e a administração dos bens públicos
situados em seus respectivos territórios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário